Notícias

Fique por dentro

Acompanhe as notícias que a Abrasus traz para você.

29 Jun

Abrasus leva problemática da saúde para Comissão de Direitos Humanos

A preocupação diante de um dos cenários mais calamitosos na saúde nos últimos anos motivou a participação de Terezinha Alves Borges na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania do RS nesta quarta-feira (27). A presidente da Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus) foi enfática em sua fala sobre o drama das pessoas que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. “A realidade do sistema hoje mostra a ineficiência das gestões em todas as esferas. A Abrasus existe há 11 anos e acompanha de perto o drama dos pacientes que precisam de assistência. As condições dessas pessoas que esperam um leito, por exemplo, muitas vezes sentadas em bancos, cadeiras ou até mesmo no chão por dias, é desumana”, relata.

Ao longo dos últimos anos, a Abrasus buscou alternativas e medidas com autoridades municipais e estaduais, bem como órgãos relacionados à saúde. Terezinha citou ainda outros problemas que afetam toda a população, como o fechamento de hospitais, a falta de medicamentos e até mesmo a judicialização – muitas vezes a única forma de assegurar o acesso a tratamento ou medicação.

Entre as soluções propostas pela Comissão, incluindo o deputado estadual Pedro Ruas (PSol), está o agendamento de uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde, Francisco Paz, para discutir o relatado pela Abrasus.

Agenda

Confira nossa agenda abaixo.

09.10 - Entrega do dossiê ao Secretário da Saúde de Porto Alegre

06.10 - Reunião Frente Parlamentar do Idoso

05.10 - Agenda com a Coordenador da Farmácia do Estado

Faça parte

Quer fazer parte da ABRASUS?

Entre em contato pelo telefone
(51) 3062-8007 ou clique aqui.